PUBLICIDADE

América Latina

Escândalo sobre empréstimo derruba popularidade de presidente chilena Bachelet

3 mar 2015 - 15h14
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários

A aprovação da presidente chilena, Michelle Bachelet, caiu para o pior nível desde o início de seu segundo mandato há um ano, impactada por um escândalo sobre um empréstimo envolvendo sua família no mês passado.

Presidente do Chile Michelle Bachelet faz discurso na Guatemala.  30/01/2015.
Presidente do Chile Michelle Bachelet faz discurso na Guatemala. 30/01/2015.
Foto: Josue Decavele / Reuters

Aqueles que disseram aprovar a gestão de Bachelet à frente do governo caíram 5 pontos percentuais, para 39 por cento, de acordo com a pesquisa mensal publicada pelo instituto GfK Adimark nesta terça-feira.

Em 13 de fevereiro, o filho de Bachelet renunciou ao cargo de chefe da fundação de caridade da presidente após a revelação de que sua esposa havia obtido um empréstimo de 10 milhões de dólares para sua companhia após uma reunião com o vice-presidente do Banco de Chile.

Apesar de não haver indicação de que tenham cometido qualquer irregularidade, a possibilidade de uso político para obter acesso a fundos irritou os chilenos, já desanimados com a elite política e empresarial após uma série de escândalos financeiros ao longo do último ano.

Como alguns membros do partido de oposição Alianza, de direita, estão implicados em um escândalo de financiamento de campanha, tem sido difícil para os opositores capitalizarem sobre a queda da presidente.

No entanto, a aprovação do partido de oposição subiu para 19 por cento na pesquisa, recuperando a maior parte da perda pesada no mês passado.

O Adimark entrevistou 1.097 pessoas entre 2 e 25 de fevereiro. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

(Reportagem de Rosalba O'Brien)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade