PUBLICIDADE

América Latina

Escândalo sobre empréstimo derruba popularidade de Bachelet

Aprovação de gestão de Bachelet à frente do governo caíram 5 pontos percentuais - e vai para pior nível do segundo mandato

3 mar 2015 - 15h20
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Presidente do Chile Michelle Bachelet tem o pior nível de popularidade por escândalo de empréstimo</p>
Presidente do Chile Michelle Bachelet tem o pior nível de popularidade por escândalo de empréstimo
Foto: Josue Decavele / Reuters

A aprovação da presidente chilena, Michelle Bachelet, caiu para o pior nível desde o início de seu segundo mandato há um ano, impactada por um escândalo sobre um empréstimo envolvendo sua família no mês passado.

Aqueles que disseram aprovar a gestão de Bachelet à frente do governo caíram 5 pontos percentuais, para 39 por cento, de acordo com a pesquisa mensal publicada pelo instituto GfK Adimark nesta terça-feira.

Em 13 de fevereiro, o filho de Bachelet renunciou ao cargo de chefe da fundação de caridade da presidente após a revelação de que sua esposa havia obtido um empréstimo de 10 milhões de dólares para sua companhia após uma reunião com o vice-presidente do Banco de Chile.

Apesar de não haver indicação de que tenham cometido qualquer irregularidade, a possibilidade de uso político para obter acesso a fundos irritou os chilenos, já desanimados com a elite política e empresarial após uma série de escândalos financeiros ao longo do último ano.

Bachelet fala pela 1ª vez sobre denúncia envolvendo seu filho:

Como alguns membros do partido de oposição Alianza, de direita, estão implicados em um escândalo de financiamento de campanha, tem sido difícil para os opositores capitalizarem sobre a queda da presidente.

No entanto, a aprovação do partido de oposição subiu para 19 por cento na pesquisa, recuperando a maior parte da perda pesada no mês passado.

O Adimark entrevistou 1.097 pessoas entre 2 e 25 de fevereiro. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade