PUBLICIDADE

América Latina

Equador e EUA negociam pedido de asilo do ex-agente Edward Snowden

O país sul-americano analisa um pedido de asilo Snowden, contra quem há um mandado de prisão sob a acusação de espionagem

25 jun 2013 - 21h46
(atualizado às 22h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

O Equador tem mantido contato verbal com autoridades do governo dos Estados Unidos sobre o ex-funcionário da agência de espionagem americana Edward Snowden, mas espera uma declaração por escrito, disse o chanceler Ricardo Patiño, citado nesta terça-feira pelo Diário Oficial.

O país sul-americano analisa um pedido de asilo Snowden, contra quem há um mandado de prisão sob a acusação de espionagem, e garantiu que a decisão será tomada de forma responsável, no momento oportuno e ouvindo os argumentos dos Estados Unidos.

Putin revela que ex-técnico da CIA está em aeroporto russo:

De acordo com uma nota na edição eletrônica do jornal oficial El Ciudadano, Patiño disse nesta terça-feira no Vietnã "que as comunicações dos Estados Unidos foram verbais" e deixou em aberto a disposição de pedir às autoridades em Washington uma declaração por escrito.

Falando durante uma visita oficial por vários países da Ásia, Patiño reiterou que as exigências de Washington serão analisadas junto ao pedido de asilo.

Snowden, um americano de 30 anos, é procurado por revelar informações confidenciais sobre programas de vigilância dos Estados Unidos. Desde domingo ele está na Rússia, onde chegou procedente de Hong Kong, e teria um documento de refúgio emitido pelo Equador.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade