PUBLICIDADE

América Latina

Equador: manifestantes impedem que Correa deixe hospital

30 set 2010 - 14h54
(atualizado às 18h28)
Compartilhar

O presidente do Equador, Rafael Correa, está abrigado no hospital para onde foi levado em meio ao tumulto das manifestações de policiais no aeroporto internacional de Quito. "Me dizem que cercaram os arredores", disse o próprio Correa à Rádio Pública. O hospital está cercado por policiais que protestam contra um corte nos benefícios trabalhistas.

Veja momento em que presidente do Equador é atacado:

Mais cedo, Correa disse que não cederá diante das pressões e que seu governo é o que mais fez pela instituição policial.

Ao deixar um regimento do exército de Quito cercado por policias, o presidente enfrentou tumulto. No meio do protesto, foi lançada uma bomba de gás lacrimogêneo, o que dificultou a caminhada do governante, que teve seu joelho direito operado há pouco mais de uma semana.

As operações do aeroporto internacional de Quito foram suspensas hoje porque integrantes das forças da ordem ocuparam a pista em protesto contra a eliminação de incentivos profissionais, confirmou o prefeito da capital equatoriana, Augusto Barrera.

As tropas equatorianas protestam por causa da eliminação de benefícios econômicos incluídos em uma reforma legal proposta pelo presidente Rafael Correa para cortar custos do Estado. No campo político, membros do próprio partido de Correa, de esquerda, estão bloqueando no Legislativo o projeto do governante, o que levou o presidente a considerar a dissolução do Congresso, medida que lhe permitiria governar por decreto até as próximas eleições.

EFE   
Compartilhar
Publicidade