PUBLICIDADE

Europa

Equador convoca embaixadores na Europa por incidente com Morales

16 jul 2013 - 13h46
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O Equador convocou para consultas seus embaixadores em Espanha, Itália, França e Portugal, países que impediram o uso de seu espaço aéreo ao avião do presidente boliviano Evo Morales, afirmou nesta terça-feira o chanceler Ricardo Patiño.

"Espero que hoje (terça-feira) ou amanhã comecem a chegar para que nos deem os pormenores sobre o tema", disse o ministro, acrescentando que os embaixadores destas nações europeias no Equador também serão convocados para dialogar sobre o caso. O Equador reagiu desta maneira à decisão adotada na última sexta-feira pelo Mercosul, do qual é membro associado.

Os presidentes dos países sócios plenos do bloco regional - Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela (o Paraguai estava provisoriamente suspenso) - resolveram em uma cúpula em Montevidéu convocar para consultas seus embaixadores nos países europeus envolvidos no episódio.

Na semana passada, França, Espanha, Itália e Portugal impediram que o avião de Morales sobrevoasse seus territórios por suspeitas de que transportava o ex-consultor americano Edward Snowden, exigido pelos Estados Unidos por acusações de espionagem por vazar informação de inteligência à imprensa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade