PUBLICIDADE

América Latina

Embaixadora argentina chama premiê britânico de "tonto", "bobo" e "ineficaz"

20 ago 2013 - 20h43
(atualizado às 20h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A embaixadora argentina na Grã-Bretanha, Alicia Castro, chamou nesta terça-feira o primeiro-ministro britânico, David Cameron, de "tonto", "bobo" e "ineficaz" por ter criticado uma declaração sobre as Ilhas Malvinas feita pelo então arcebispo de Buenos Aires Jorge Bergoglio antes de ser eleito papa.

Cameron disse em março que Bergoglio se equivocou ao afirmar em 2012 que a Grã-Bretanha havia "usurpado" as Ilhas Malvinas da Argentina. O primeiro-ministro também afirmou que estava respeitosamente em desacordo com o novo pontífice.

"O primeiro-ministro Cameron foi tonto ... foi suficientemente ineficaz. Quando elegeram Bergoglio papa, e lembro deste momento, claro ... pedi a um funcionário para ver o que Bergoglio havia dito sobre as Malvinas. Cameron fez o mesmo, mas foi tão bobo que divulgou", disse Alicia para uma comissão do Senado argentino.

Alicia, ex-aeromoça e sindicalista nomeada embaixadora na Grã-Bretanha pela presidente Cristina Kirchner, acrescentou que "tivemos a sorte extraordinária de ter um papa argentino (e) malvinero".

Em 2010, Bergoglio também teria dito que as ilhas "são nossas", em alusão aos argentinos.

A Argentina, cujo território continental está 500 quilômetros a oeste das Malvinas, reivindicou a soberania do arquipélago por quase 200 anos e em 1982 manteve uma breve, mas sangrenta, guerra com a Grã-Bretanha, que em 74 dias venceu as forças argentinas.

A Grã-Bretanha se nega a negociar a soberania das ilhas com a Argentina, argumentando que seus habitantes desejam continuar sendo britânicos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade