PUBLICIDADE

América Latina

Em visita à Argentina, Dilma deverá debater Mercosul com Cristina Kirchner

25 abr 2013 - 07h39
Compartilhar
Exibir comentários
Dilma Rousseff e Cristina Kirchner (centro), durante a posse de Nicolás Maduro, em Caracas, no dia 19 de abril
Dilma Rousseff e Cristina Kirchner (centro), durante a posse de Nicolás Maduro, em Caracas, no dia 19 de abril
Foto: AP

A presidente Dilma Rousseff embarca na manhã desta quinta-feira para Buenos Aires para um encontro que deve reforçar os laços bilaterais com a Argentina e também deverão avaliar a situação do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A ida da presidente à Argentina estava prevista para o início de março, mas foi suspensa por causa da morte do presidente venezuelano Hugo Chávez.

Na capital Argentina, Dilma será recebida pela presidente Cristina Kirchner para um almoço de trabalho, seguido de reuniões e um jantar. A proposta inicial da visita seria que a presidente brasileira visitasse a terra natal de Cristina, a cidade de El Calafate, na Patagônia. Na ocasião, Dilma tinha em sua agenda um passeio à geleira de Perito Moreno.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a agenda bilateral é composta por projetos de cooperação em ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e o principal destino das manufaturas brasileiras. De 2003 a 2012, o comércio bilateral passou de US$ 9,24 bilhões para US$ 34,4 bilhões.

Afora a pauta bilateral, espera-se que a questão paraguaia seja abordada pelas mandatárias. No último domingo, o Paraguai elegeu Horacio Cartes como presidente, e o país, atualmente suspenso, pode voltar ao bloco econômico em  decisão a ser tomada em nível presidencial pelos demais membros.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade