PUBLICIDADE

América Latina

Em Lima, princesa Victoria da Suécia promove projetos de educação superior

19 out 2015 - 19h50
Compartilhar
Exibir comentários

A princesa Victoria da Suécia participou nesta segunda-feira em Lima da abertura de um evento para fomentar projetos de educação superior com o Peru, que permitam que os alunos estudem em universidades da Suécia, Dinamarca, Islândia e Finlândia, em seu primeiro ato público durante a visita oficial ao país.

"Não existe investimento maior no futuro do Peru do que a educação. Estou feliz com a possibilidade que o Conselho Sueco para a Educação Superior dará aos jovens de estudar nessas universidades", enfatizou a princesa.

Victoria afirmou que os jovens que forem estudar em seu país "se sentirão em casa", ao lembrar as palavras do escritor peruano Mario Vargas Llosa quando recebeu o prêmio Nobel de Literatura, em 2010.

"Tenho a certeza de que os estudantes que forem a Suécia alcançarão seus sonhos e trarão excelência ao Peru", declarou.

O Primeiro Seminário de Contato com a América Latina, realizado na Universidade de Lima, aborda o sucesso do modelo nórdico de educação e o acesso igualitário ao ensino. Nesse sentido, Victoria da Suécia, que viajou acompanhada por seu marido, Daniel, destacou o trabalho do ministro de Educação peruano, Jaime Saavedra, por promover a entrada dos jovens ao ensino superior por meio de bolsas de estudos.

Por sua vez, o embaixador da Finlândia no Peru, Mika Koskinen, afirmou que "o sucesso está em não deixar ninguém para trás".

"É preciso ver o potencial de cada um, sem se importar com sua situação econômica", explicou.

Após a atividade, a princesa se dirigiu ao Palácio de governo para se reunir com o líder Ollanta Humala. Amanhã, Victoria da Suécia deve se encontrar com o prefeito de Lima, Luis Castañeda, no Palácio Municipal, e visitar o Instituto Nacional de Doenças Neoplásicas.

Até a próxima quarta-feira, o seminário terá ainda a participação de 14 universidades peruanas interessadas em estabelecer convênios e bolsas de estudos acadêmicas com os países nórdicos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade