PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Em artigo, Yoani Sánchez cobra "verdade" sobre morte de Chávez

6 mar 2013 - 08h23
(atualizado às 08h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Em artigo publicano no jornal espanhol El País, a blogueira cubana Yoani Sánchez cobrou explicações dos governos de Cuba e Venezuela sobre as circunstâncias da morte do presidente venezuelano Hugo Chávez, dando a entender que não acredita que o líder morreu da forma como foi anunciado oficialmente.

Em seu artigo, Yoani questionou com veemência a condução dos governos cubano e venezuelano na divulgação de informações sobre o estado real de saúde de Chávez. "Era questão de dias, de se eleger um dia no calendário para anunciar o que muitos já imaginávamos", escreveu.

Ela afirmou que, com a morte de Chávez, fica provado que as autoridades dos dois países exageravam ao dizer que o líder bolivariano estava se recuperando. "As mentiras ficaram em evidência", escreveu. "Os cidadãos venezuelanos têm o direito de exigir uma explicação de como e quando ocorreu realmente o falecimento de seu líder, terá que se ver se Raúl Castro está disposto a dar", escreveu Yoani.

Veja íntegra do discurso em que Maduro anunciou morte de Chávez:

Yoani também afirmou que a morte de Chávez deixa o regime castrista de Cuba em "situação delicada". Posteriormente, ela utilizou sua conta no Twitter para fazer uma ligação da morte de Chávez, cujo governo prestou grande ajuda financeira a Cuba, com uma possível queda na economia de seu país.

"Muitos associam em Cuba a perda física de Hugo Chávez a uma possível caída, mais abaixo ainda, da economia da ilha", escreveu a ativista de oposição na rede social.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/hugo-chavez/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/hugo-chavez/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade