PUBLICIDADE

Europa

Destituição de Lugo foi 'processo normal', diz ministro alemão

23 jun 2012 - 19h39
(atualizado em 25/6/2012 às 18h31)
Compartilhar

O ex-presidente Fernando Lugo aceitou a decisão do Congresso de destituí-lo, em um procedimento constitucional normal de mudança de governo, disse neste sábado o ministro de Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha, Dirk Niebel, depois de encontrar o novo chefe de Estado, Federico Franco.

A presidência de Lugo foi sacudida por reiteradas denúncias de paternidade feitas por várias mulheres, que pediam exames de DNA por filhos que, segundo elas, tiveram com o mandatário enquanto era bispo de San Pedro, Departamento mais pobre do país
A presidência de Lugo foi sacudida por reiteradas denúncias de paternidade feitas por várias mulheres, que pediam exames de DNA por filhos que, segundo elas, tiveram com o mandatário enquanto era bispo de San Pedro, Departamento mais pobre do país
Foto: AFP

Paraguai vota impeachment de Fernando Lugo; entenda a crise:

Trajetória de Fernando Lugo na presidência paraguaia
Confira a cronologia da crise no Paraguai

Lugo, o bispo dos pobres que chegou à presidência

Federico Franco, o novo presidente paraguaio

"O ex-presidente (Fernando Lugo) com seu discurso (final) levou em conta essa decisão e por isso nós pensamos que foi um processo normal de mudança de governo, não através de eleições, mas um processo normal", disse Niebel no Palácio do Governo.

O funcionário visitou Franco em companhia do embaixador alemão em Assunção, Claude Robert Ellner. Pouco antes, Franco havia se reunido com o núncio apostólico do Vaticano, monsenhor Eliseo Antonio Arietti.

Processo relâmpago destitui Lugo da presidência
No dia 15 de junho, um confronto entre policiais e sem-terra em uma área rural de Cuaraguaty, ligada a opositores, terminou com 17 mortes. O episódio desencadeou uma crise no Paraguai, na qual o presidente Fernando Lugo, acusado pelo ocorrido, foi sendo isolado no xadrez político. Seis dias depois, a Câmara dos Deputados aprovou de modo quase unânime (73 votos a 1) o pedido de impeachment do presidente. No dia 22, pouco mais de 24 horas depois, o Senado julgou o processo e, por 39 votos a 4, destituiu o presidente.

A rapidez do processo, a falta de concretude das acusações e a quase inexistente chance de defesa do acusado provocaram uma onda de críticas entre as lideranças latino-americanas. Lugo, por sua vez, não esboçou resistência e se despediu do poder com um discurso emotivo. Em poucos instantes, Federico Franco, seu vice, foi ovacionado e empossado. Ele discursou a um Congresso lotado, pedindo união ao povo paraguaio - enquanto nas ruas manifestantes entravam em confronto com a polícia -, e compreensão aos vizinhos latinos, que questionam a legitimidade do ocorrido em Assunção.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade