PUBLICIDADE

América Latina

Deslizamentos em Machu Picchu matam turista e guia

26 jan 2010 - 15h38
(atualizado às 15h58)
Compartilhar

Um turista argentina e um guia turístico peruano morreram em dois deslizamentos de terra registrados no Caminho Inca que leva às ruínas de Machu Picchu, na região da cidade peruana de Cuzco, declarada em estado de emergência após as intensas chuvas dos últimos dias.

O rio Urubamba transbrodou com a chuva, alagando a cidade de Cuzco
O rio Urubamba transbrodou com a chuva, alagando a cidade de Cuzco
Foto: AP

A jovem argentina, identificada apenas como L.R., 20 anos, morreu ontem na região de Wiñay Huayna, onde também ficaram feridas outras três pessoas. Já o guia turístico W.H. morreu hoje no trecho conhecido como Inti Punku, segundo a rádio Programas del Perú (RPP).

O acesso à cidadela inca foi fechado por três dias devido às intensas chuvas que causaram os deslizamentos em diferentes trechos do mesmo.

Estas mortes se somam às oito registradas desde domingo em Cuzco, a mais de 1,1 mil km ao sudeste de Lima, em decorrência das chuvas. Ainda não há números oficiais.

Calcula-se que há 50 feridos, mais de 100 desabrigados e mais de dois mil turistas ilhados.

O Governo peruano começou ontem usar helicópteros para retirar 20 turistas australianos, brasileiros e americanos, todos com problemas de saúde, de Machu Picchu, já que o serviço ferroviário foi interrompido pelas chuvas.

O presidente da associação de agências de turismo do Cuzco, Marco Ochoa, declarou hoje à RPP que as perdas diárias no setor oscilam entre US$ 750 mil e US$ 1 milhão.

Ochoa acrescentou que o povoado de Machu Picchu, aos pés da montanha da cidadela inca, não tem capacidade para abrigar todos os turistas e, por isso, foram improvisadas tendas de campanha na praça central do lugar.

Hoje, o primeiro-ministro peruano, Javier Velásquez, junto ao titular de Comércio Exterior e Turismo, Martín Pérez, viajaram com uma comitiva oficial para Cuzco.

O aeroporto de Lima vive uma situação de caos, dado que cinco voos entre Lima e Cuzco foram cancelados e mais de 20 estão sem confirmação ou atrasados.

Ontem, o governo peruano declarou estado de emergência nas cidades de Calca, Quispicanchi, Cuzco, Urubamba, Canchis, La Convención e Anta, assim como no Departamento (Estado) de Apurímac.

Outras regiões afetadas pelas chuvas são Puno, Huancavelica, ambas no sul, assim como Junín e Tumbes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade