PUBLICIDADE

América Latina

Desemprego entre os jovens na América Latina e Caribe chega a 12,9% (OIT)

9 ago 2013 - 20h13
(atualizado às 20h52)
Compartilhar

Os jovens da América Latina e Caribe enfrentam um mercado de trabalho adverso, com taxa de desemprego entre os jovens de 12,9%, 2,8 vezes superior a dos adultos, alertou nesta sexta-feira o Escritório Regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com sede em Lima.

Esta taxa de desemprego dos jovens pode aumentar na região de forma gradativa até chegar a 13,6% em 2018, informou Elizabeth Tinoco, Diretora Regional da OIT para América Latina e Caribe.

Tinoco destacou que "os jovens são os principais protagonistas de protestos em diversos países da região e do mundo e costumam manifestar uma situação de desânimo e frustração diante da falta de oportunidades".

Os dados disponíveis da OIT indicam que seis em cada 10 jovens que conseguem um trabalho "estão presos a empregos informais onde imperam condições precárias, baixos salários, falta de direitos e instabilidade".

A OIT destaca que "cerca de 20% de quase 106 milhões de jovens entre 15 e 24 anos não estudam nem trabalham e constituem uma população em situação de risco e exclusão".

A diretora disse que a OIT faz um apelo aos governos a "escutar as demandas dos jovens da região, porque se trata da geração mais numerosa e melhor preparada da história".

Tinoco propôs aos países estabelecer políticas ativas do mercado de trabalho, programas especiais para o começo da vida profissional, estímulos para contratação e apoio a iniciativas de empreendedorismo juvenil, simplificação dos trâmites para trabalhar, entre outras medidas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade