PUBLICIDADE

América Latina

Depressão tropical Fernand mata 13 pessoas no México

26 ago 2013 - 17h10
(atualizado às 21h17)
Compartilhar

Treze pessoas morreram em meio a chuvas torrenciais enquanto a depressão tropical Fernand perdia força na região central do México ao se mover para noroeste nesta segunda-feira, distante das principais instalações petrolíferas do país.

Nove pessoas foram mortas na cidade de Yecuatla, três em Tuxpan e uma em Atzalan, todas no Estado de Veracruz, leste do México, de acordo com o governador Javier Duarte.

"Todas (as mortes) foram causadas por deslizamentos de terra em suas casas", afirmou o governador em entrevista coletiva.

A maior parte das instalações de petróleo e gás da estatal Pemex está localizada ao sul da tempestade e não deverá ser afetada, disse um porta-voz da empresa.

Localizada a cerca de 80 quilômetros sul-sudoeste de Tuxpán, a depressão tinha ventos máximos sustentados de 56 quilômetros por hora e se movia mais para o interior a cerca de 14 quilômetros por hora, afirmou Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos mais cedo nesta segunda-feira.

A tempestade tocou o solo perto da cidade costeira de Veracruz no início do dia.

Mais de 200 pessoas foram retiradas de suas casas no Estado de Veracruz, de acordo com os serviços de emergência locais.

O governo do México suspendeu todos os avisos costeiros e a depressão deve perder mais força até o fim do dia.

Fernand, no entanto, deve produzir entre 10 e 39 centímetros de chuva nos Estados de Veracruz, Hidalgo, Puebla e San Luis Potosi, no centro-leste do país, assim como no Estado de Tamaulipas, no norte.

(Reportagem de David Alire García e de Liz Diaz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade