PUBLICIDADE

América Latina

Defesa Civil registra 7 feridos após terremoto no México

20 mar 2012 - 19h20
(atualizado às 20h12)
Compartilhar

Pelo menos sete pessoas ficaram feridas pelo terremoto de 7,4 graus na escala Richter registrado nesta terça-feira no sul do México, informou a chefe da Defesa Civil do país, Laura Gurza. Segundo ela, cinco dos feridos foram registrados no Estado de Oaxaca e dois na capital mexicana, Cidade do México. Não houve mortos.

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o México; veja imagens:

Especial: os piores terremotos do século

Gurza disse também que cerca de 500 casas foram afetadas no Estado de Guerrero e 68 em Oaxaca, sejam destruídas ou com danos graves. A chefe da Defesa Civil acrescentou que as áreas mais afetadas estão na região litorânea situada entre os estados de Oaxaca e Guerrero. A capital também foi atingida por "acelerações naturais do solo".

A funcionária mencionou a queda nesta cidade de uma ponte que tinha um dano estrutural e que caiu parcialmente sobre um ônibus, cujo motorista ficou ferido. Além disso, uma escada em um edifício do governo caiu e foram encontradas rachaduras nas sedes do Banco do México, da Comissão Federal de Eletricidade e em outros imóveis.

Gurza informou ainda que em dois lances do metrô da capital as vias ficaram deformadas, o que obrigou a suspensão do serviço nessa linha. Em todas as áreas afetadas ocorreram cortes intermitentes no serviço elétrico e de telefonia.

O tremor
O terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região de Oaxaca, no Estado de Guerrero, no sul do México, às 12h02 desta terça-feira (15h02 pelo horário de Brasília). De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a aproximadamente 20 km de profundidade e a 190 km a leste da cidade de Acapulco, na costa mexicana do Oceano Pacífico.

Inicialmente, a estimativa do USGS era de um tremor de 7,9 graus, a uma profundidade de 17,5 km. A magnitude chegou a ser ajustada para 7,6 antes de ser confirmada com o atual valor. O Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, por sua vez, havia estimado entre 6,5 e 6,6 graus a magnitude do tremor, corrigindo o número posteriormente para 7,8 - dado não compartilhado pelo serviço de medição dos Estados Unidos. Após o tremor principal, foram registradas no mínimo seis réplicas - a mais forte foi de 5,3 graus, segundo o SSN.

Mapa mostra a localização do epicentro

EFE   
Compartilhar
Publicidade