PUBLICIDADE

América Latina

Cúpula elege Costa Rica à presidência da Celac em 2014

4 dez 2011 - 12h15
Compartilhar

A Costa Rica foi eleita, por aclamação, para a presidência pro tempore da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em 2014 durante a cúpula de fundacão da entidade, que aconteceu na Venezuela entre 2 e 3 de dezembro. Além de exercer a presidência, a Costa Rica também foi escolhida para ser sede, em 2014, da reunião de chefes de Estado e governo do organismo. As informações são da agência Ansa.

Presidentes e representantes de 33 países da região darão forma nos próximos dois dias à Celac, bloco regional que exclui EUA e Canadá
Presidentes e representantes de 33 países da região darão forma nos próximos dois dias à Celac, bloco regional que exclui EUA e Canadá
Foto: AFP

O chanceler costa-riquenho, Enrique Castillo, classificou como um "triunfo diplomático" a decisão de confiar ao país o comando da Celac. Em comunicado à imprensa, o órgão afirmou que esse acordo faz parte da Declaração de Caracas, documento fundacional do fórum, que foi assinado pelos chefes de Estado ou representantes dos 33 países participantes da comunidade.

Os participantes do encontro ainda ratificaram que o Chile exercerá a presidência pro tempore do órgão em 2012 e Cuba em 2013. Enrique Castillo também afirmou que "o resultado da Cúpula constitui um sólido passo na integração da região e possibilitará um maior intercâmbio da cooperação para benefício do desenvolvimento de nossas nações".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade