PUBLICIDADE

Mundo

Cúpula da Celac inicia 2° dia centrada na Declaração de Caracas

Cúpula da Celac inicia 2° dia centrada na Declaração de Caracas

3 dez 2011 - 15h09
(atualizado às 16h08)
Compartilhar

A cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) retoma neste sábado suas atividades com menos participantes, mas com várias atividades previstas, que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, espera concluir com a leitura da chamada Declaração de Caracas. Ele iniciou a reunião comentando que as delegações trabalham em três documentos referentes à declaração, um plano de ação e outros acordos de índole procedimental.

Chávez também disse que os trabalhos para a conclusão desses documentos estavam muito avançados, porém não apresentou detalhes sobre seu conteúdo. A reunião deste sábado foi iniciada sem a presença das presidentes Dilma Rousseff, do Brasil; e Cristina Kirchner, Argentina. O líder mexicano, Felipe Calderón, que foi orador de ordem na abertura da Celac, também não estava presente. Os três já deixaram a capital venezuelana.

O presidente chileno, Sebastián Piñera, por sua vez, chegou neste sábado pela manhã em Caracas para acompanhar o segundo dia de reuniões dos chefes de Estado que integram a Celac. Vista por muitos como um organismo alternativo à Organização dos Estados Americanos (OEA), a cúpula da Celac foi realizada em um ambiente de consenso, sob o convencimento unânime de que nasceu uma "nova América", em palavras do presidente mexicano, Felipe Calderón.

EFE   
Compartilhar
Publicidade