PUBLICIDADE

América Latina

Cubanos comemoram nova política de visto dos EUA

2 ago 2013 - 21h10
(atualizado às 22h08)
Compartilhar

Os cubanos estão comemorando uma nova política norte-americana para vistos que lhes dá cinco anos para viajar para os Estados Unidos, enquanto o governo e a mídia estatal de Cuba mantiveram-se em grande parte em silêncio sobre a nova medida de viagem.

Eles ainda estão autorizados a permanecer nos Estados Unidos por apenas seis meses, mas a mudança na política, que entrou em vigor na quinta-feira, lhes permite fazer várias visitas aos EUA durante os cinco anos, em vez de solicitar permissão repetidamente e pagar uma taxa de 160 dólares.

O aposentado Antonio Fernandez, que visitou seus filhos e outros membros da família nos Estados Unidos, elogiou a nova política que, para ele, permitirá um maior contato entre as famílias cubanas divididas.

"Eu estou no processo de solicitação de visto neste exato momento", disse Fernandez, de Havana. "E eu sei bem quantos passos e quanto dinheiro você tem que pagar. Esta medida irá eliminar estes problemas", disse ele.

Cuba liberalizou as restrições de viagem no início do ano, tornando-se mais fácil e menos caro para seus cidadãos viajar e voltar para casa.

As novas medidas cubanas estenderam para 24 meses o tempo que cubanos podem permanecer fora do país sem perder direitos e eles podem solicitar uma prorrogação de até 24 meses.

Mais de 900 mil cubanos viajaram para o exterior em 2012, de acordo com o governo, e mais de 46 mil emigraram, o maior número desde 1994.

(Reportagem de Marc Frank)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade