PUBLICIDADE

América Latina

Cuba tem eleições municipais com dois candidatos opositores

Pela primeira vez, eleições municipais terão dois opositores como candidatos

18 abr 2015 - 17h12
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Os cubanos votarão no domingo para eleger suas autoridades municipais, em eleições realizadas a cada dois anos e meio, e que terão pela primeira vez dois opositores como candidatos. "Mais de oito milhões de cubanos e cubanas estão convocados a eleger" 12.589 vereadores nos 168 municípios do país, de 11,1 milhões de habitantes, afirmou o jornal oficial Granma, antecipando que os resultados das eleições do domingo serão uma "grande vitória".

Em um fato inédito na ilha comunista, dois opositores, o advogado e jornalista independente Hildebrando Chaviano, de 65 anos, e o profissional de informática Yuniel López, de 26 anos, figuram entre os 27.379 candidatos a vereador, escolhidos em assembleias de bairros, com votos contados por mãos levantadas.

Siga Terra Notícias no Twitter

Ambos opositores se queixam de que em suas biografias, que são mostradas publicamente nos colégios eleitorais, apontam que pertencem a pequenos grupos "contra-revolucionários", para persuadir os eleitores de que não votem neles.

Em Cuba o voto não é obrigatório, mas os simpatizantes do governo chamam todos, porta a porta, para participar, enquanto os meios de comunicação, todos sob o controle estatal, mantém uma intensa campanha convocando às urnas.

As autoridades defendem o sistema eleitoral, estabelecido em 1976, como o "mais democrático e transparente", mas os opositores o desqualificam assegurando que se o governante Partido Comunista (único) não escolhe candidatos, ele supervisiona o processo e assegura, com sua influência e o voto de seus militantes e simpatizantes, que nenhum dissidente seja eleito.

Os opositores cubanos, chamados pelo governo de "mercenários" a serviço dos Estados Unidos, chamam tradicionalmente à abstenção, votar em branco ou escrever frases antigovernamentais nas cédulas, para que sejam anuladas.

A votação de domingo é a ante-sala das eleições para as Assembleias Municipais e a Assembleia Nacional (Parlamento), que são realizadas na Ilha a cada cinco anos. As próximas serão realizadas em 2018.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade