PUBLICIDADE

Estados Unidos

Cuba se negou a receber Snowden por pressão dos EUA, diz jornal

26 ago 2013 - 07h46
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Snowden e sua escolta deixam o Sheremetyevo em dire&ccedil;&atilde;o a Moscou</p>
Snowden e sua escolta deixam o Sheremetyevo em direção a Moscou
Foto: LifeNews.ru / Reprodução

Edward Snowden, atualmente refugiado na Rússia, viajou de Hong Kong a Moscou com a ideia de seguir para um país da América Latina via Cuba, que se negou a recebê-lo, afirma o jornal russo Kommersant, que atribuiu a negativa a pressões dos Estados Unidos.

De acordo com o Kommersant, que cita "fontes bem informadas", o ex-consultor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos nunca chegou a embarcar em um voo com destino a Cuba porque as autoridades de Havana informaram a Moscou que o voo da Aeroflot não seria autorizado a pousar se transportasse Snowden. Uma fonte afirmou que Washington havia advertido Cuba - assim como outros países - sobre as consequências de uma ajuda a Snowden. 

De acordo com uma fonte do governo russo citada pelo jornal, o fugitivo americano, que fez uma primeira escala em Hong Kong, havia contactado representantes russos para explicar que pretendia viajar a um país da América Latina passando por Moscou e Cuba. A fonte disse que Snowden permaneceu dois dias no consulado russo de Hong Kong.

De acordo com outra fonte, ligada ao ex-consultor dos serviços de inteligência americanos, o jovem, que nasceu em 21 de junho de 1983, chegou a festejar o aniversário no consulado russo nesta zona administrativa chinesa. O ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) que revelou ao mundo a dimensão da vigilância eletrônica americana, desembarcou em 23 de junho no aeroporto Sheremetievo de Moscou, procedente de Hong Kong. Mas Snowden não embarcou no avião da Aeroflot com destino a Cuba, apesar de estar registrado no voo.

Pouco depois da chegada do americano a Moscou, o presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia não estava a par de nada e que o desembarque havia sido "totalmente inesperado". Washington pediu em várias ocasiões a extradição de Snowden para os Estados Unidos, onde ele é acusado de espionagem.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade