0

Cuba: Parlamento vota e deve reeleger Raúl Castro para último mandato

Raúl deve continuar com as reformas iniciadas desde que sucedeu o irmão Fidel em 2006 e preparar o dirigente que comandará a ilha a partir de 2018

24 fev 2013
13h58
atualizado às 16h58
  • separator
  • 0
  • comentários

O novo Parlamento cubano foi constituído neste domingo para escolher os 31 membros do Conselho de Estado, principal órgão executivo da ilha, em um processo que, exceto por uma surpresa de último minuto, resultará na reeleição do presidente Raúl Castro para mais um mandato, durante o qual ele deve preparar o sucessor para 2018.

O presidente cubano, Raúl Castro, deve ser reeleito para seu último mandato
O presidente cubano, Raúl Castro, deve ser reeleito para seu último mandato
Foto: EFE

O novo Conselho de Estado deve escolher a nova direção ainda no domingo - a decisão deve sair por volta das 20h de Brasília - e todos apostam na reeleição de Raúl Castro, apesar deste ter brincado na sexta-feira que iria renunciar.

"Vou renunciar. Já vou completar 82 anos, tenho direito de me aposentar. Não acreditam?", afirmou Castro, sorridente, aos jornalistas.

Raúl Castro e seu irmão Fidel, de 86 anos e afastado do poder desde 2006 por problemas de saúde, participaram na sessão de constituição do novo Parlamento, segundo a Agência de Informação Nacional (AIN). Ambos foram reeleitos como deputados em 3 de fevereiro.

Fidel reaparece ao lado do irmão no parlamento cubano

Durante a sessão, os parlamentares aplaudiram Fidel, segundo a agência Prensa Latina. A imprensa estrangeira não teve acesso à sessão de abertura, mas está convidada ao encerramento, quando Raúl Castro pronunciará um discurso.

Em seu último mandato, Raúl Castro deve continuar com as reformas iniciadas desde que sucedeu o irmão Fidel em 2006 e preparar o dirigente que comandará a ilha comunista a partir de 2018 - pela primeira vez desde 1959 sem os irmãos Castro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade