PUBLICIDADE

América Latina

Cuba diz que EUA recrudesceram embargo

7 out 2013 - 20h22
(atualizado às 20h25)
Compartilhar

Cuba disse na segunda-feira que os Estados Unidos recrudesceram o embargo econômico aplicado há mais de meio século ao regime comunista local, ao impor cada vez mais multas a entidades norte-americanas e estrangeiras que mantêm negócios com a ilha.

A denúncia consta em uma resolução que condena o "bloqueio" econômico a Cuba e que será apresentada pelo 20º ano consecutivo na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que deve votar e aprovar o texto no dia 29.

"A situação não mudou..., o bloqueio não só se mantém como também em algumas esferas se recrudesceu", disse o vice-chanceler Abelardo Moreno em entrevista coletiva.

Segundo ele, entre janeiro de 2009 e setembro de 2013 o governo de Barack Obama impôs multa de quase 2,45 bilhões de dólares a 30 entidades norte-americanas e estrangeiras que mantiveram negócios com Cuba, o que viola as leis dos EUA.

Em 2009, ao tomar posse, Obama prometeu iniciar uma nova fase nas relações entre os dois países, o que resultou em medidas limitadas para liberalizar as viagens e as remessas financeiras dos EUA para Cuba.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade