PUBLICIDADE

América Latina

Cronologia dos problemas de saúde do presidente Hugo Chávez

18 fev 2013 - 12h43
(atualizado às 12h46)
Compartilhar

Datas mais relevantes que marcaram os problemas de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

- 9 de maio: Chávez suspende viagem ao Brasil, Equador e Cuba por causa de uma lesão no joelho esquerdo.

-10 de junho: o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, anuncia que Chávez foi submetido a uma operação de emergência em Havana depois de ter sido detectado um abscesso pélvico.

-30 de junho: Chávez anuncia ao mundo a partir de Havana que sofre com um câncer e afirma ter sido operado de forma bem-sucedida para a retirada de um tumor.

-16 de julho: volta a Cuba para iniciar o primeiro de quatro ciclos de quimioterapia, três dois quais foram feitos em Havana e um em Caracas.

-1 de agosto: Chávez aparece com a cabeça raspada e afirma que a quimioterapia já está fazendo efeito.

-20 de outubro: Chávez diz que câncer foi superado após tratamento.

-21 de fevereiro: Chávez anuncia que novos exames médicos detectaram a presença de uma "lesão" no mesmo local onde o tumor foi retirado. Afirma que será novamente operado em Cuba para extrai-la e determinar se é benigna ou maligna.

-4 de março: Chávez confirma que "um tumor" foi retirado na operação e afirma que se trata de uma "reincidência do câncer". Também anuncia que deverá se submeter a sessões de radioterapia em Cuba.

-24 de março: viaja a Havana para iniciar o primeiro dos cinco ciclos de radioterapia.

-12 de maio: Chávez anuncia o fim "bem-sucedido" do tratamento.

-9 de julho: Chávez diz estar "totalmente livre" do câncer e nega que sua saúde possa influenciar a campanha presidencial de 7 de outubro, que venceu confortavelmente tendo como adversário o líder opositor Henrique Capriles.

-20 de outubro: Chávez admite que sua saúde afetou seu desempenho na campanha para alcançar a reeleição para um terceiro mandato.

-27 de novembro: através de um comunicado dirigido ao Parlamento, Chávez pede para viajar a Cuba para iniciar um "tratamento especial" de "várias sessões de oxigenação hiperbárica", sem informar a data de retorno.

-29 de novembro: o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirma que Chávez "está muito bem" e "atento" ao desenvolvimento dos planos de governo.

-7 de dezembro: Chávez retorna a Caracas depois de passar nove dias em Cuba.

-8 de dezembro: Chávez anuncia uma nova reincidência do câncer e explica que deverá ser submetido a uma nova operação em Cuba.

-11 de dezembro: Chávez se submete a sua quarta operação contra o câncer em Havana.

-13 de dezembro: Maduro afirma que o processo pós-operatório de Chávez será "complexo e duro" e pede aos venezuelanos que estejam "preparados e unidos" nestes "dias difíceis".

-30 de dezembro: depois de visitar Chávez em Havana, Maduro informa que o estado de saúde do presidente apresenta "novas complicações" e que seu tratamento não está "isento de riscos".

- 1o. de fevereiro: Maduro informa que Chávez encerrou o ciclo pós-operatório e se submete a tratamentos complementares, que dias depois afirmou serem "muito complexos e difíceis".

- 15 de fevereiro: o governo anuncia que Chávez está respirando através de um tubo de traqueostomia, que dificulta temporariamente que ele fale, e divulga as primeiras imagens de Chávez em mais de dois meses, nas quais ele aparece sorridente junto às filhas Rosa Virginia e María Gabriela.

- 18 de fevereiro: Chávez anuncia no Twitter sua volta depois de permanecer mais de dois meses em Havana, e é internado no hospital militar de Caracas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade