PUBLICIDADE

América Latina

Cristina Kirchner é primeira chefe de Estado recebida pelo papa

18 mar 2013 - 09h07
(atualizado às 09h13)
Compartilhar

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, encontrou-se nesta segunda-feira com o papa Francisco e foi a primeira chefe de Estado recebida pelo pontífice, informou o Vaticano

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse à Agência Efe que a reunião foi um "gesto de cortesia e afeto" para a presidente e ao povo da Argentina, país onde o papa nasceu.

O Vaticano não deu maiores informações sobre o encontro e disse que a recepção foi "privada". O porta-voz ressaltou que não se tratou de uma visita formal ou de Estado, mas um gesto de carinho com sua Argentina natal.

Segundo o Vaticano, o papa Francisco tem programado um almoço com a governante argentina na residência Santa Marta, onde os cardeais se alojaram durante o conclave. O pontífice, que ainda não tomou posse de seus aposentos no Palácio Apostólico, ainda está vivendo no local.

A relação entre Francisco, que ainda é arcebispo de Buenos Aires, e os Kirchner foi bastante tensa nos últimos anos, sobretudo após a aprovação de leis sobre o aborto e o casamento homossexual.

A última audiência privada entre Cristina e Jorge Mario Bergoglio aconteceu em 2010. A presidente argentina participará amanhã da missa de início do pontificado, que terá a presença de delegações de 150 países.

EFE   
Compartilhar
Publicidade