PUBLICIDADE

Mundo

Cristina Kirchner declara vitória eleitoral na Argentina

23 out 2011 - 23h02
(atualizado às 23h49)
Compartilhar

A presidente argentina Cristina Kirchner se declarou vitoriosa nas eleições deste domingo ao afirmar que "na vitória sempre é preciso ser maior ainda".

Ao discursar para seus partidários na noite deste domingo, Cristina saudou também seu ministro da Economia e companheiro de chapa Amado Boudou como "vice-presidente eleito".

As pesquisas de boca de urna deram a vitória à mandatária com 55% dos votos e os resultados oficiais dão a ela 52,7% com 28% das urnas apuradas.

A presidente argentina conseguiu neste domingo sua reeleição com uma vitória sem precedentes desde o retorno da democracia ao país. A vitória de Cristina, que se dava por certa desde o arrasador triunfo que colheu nas primárias do mês passado de agosto, evita o segundo turno e abre a porta para a maioria absoluta do governo no Congresso argentino.

A vantagem da presidente poderia subir nas próximas horas, à medida que se contabilizem os votos da província de Buenos Aires, a mais povoada do país e principal reduto peronista. Cerca de 76% do censo eleitoral - 28,6 milhões dos argentinos - votou em uma jornada que transcorreu com absoluta normalidade.

Cristina venceu em todo o país salvo na pequena província de San Luis - berço do candidato presidencial Alberto Rodríguez Saá - e bateu recordes históricos nas regiões mais empobrecidas. A moderação e os apelos à unidade que marcaram o último ano de governo, desde que ficou viúva do ex-presidente Néstor Kirchner, foram, segundo analistas locais, decisivos para virar o quadro de desgaste que tinha acumulado na primeira etapa da gestão que estreou em 2007.

Além disso, Cristina manteve a política de direitos humanos iniciada por seu marido, com os julgamentos dos repressores da ditadura militar (1976-1983), melhorou significativamente pensões e salário mínimo e aprofundou em estratégias populistas de subsídios, como a ajuda universal por filho.

Políticas que, em conjunto, permitiram ampliar seus apoios na parte da classe média urbana como demonstra seu triunfo, sem precedentes, na cidade de Buenos Aires, governada pelo conservador Mauricio Macri.

Não por ser esperada a vitória foi menos comemorada, e milhares de pessoas saíram às ruas de Buenos Aires após o fechamento das urnas para participar de uma festa popular na Praça de Maio e celebrar o triunfo de sua candidata.

Cristina começou o dia com uma emotiva lembrança à figura de Néstor Kirchner, ao votar na cidade de Río Gallegos, na Patagônia, onde tem fixada sua residência. Os simpatizantes de seu partido, a Frente para a Vitória, têm além disso outros motivos para comemorar porque seus candidatos venceram em oito das nove províncias onde se elegia governador.

Na província de Buenos Aires, o atual governador, Daniel Scioli, venceu com facilidade, com uma vantagem de mais de 40 pontos, o peronista dissidente Francisco de Narváez, um empresário de origem colombiana que não duvidou em reconhecer imediatamente sua derrota.

Também esperado foi o segundo lugar de Hermes Binner, que com 16,9% dos votos, até agora, passa do governo da província de Santa Fé para se transformar em líder da oposição argentina como cabeça de uma Frente Ampla que pretende prestar homenagem à força homônima uruguaia.

Com informações de agências..

Cristina Kirchner saúda os seguidores em um hotel de Buenos Aires
Cristina Kirchner saúda os seguidores em um hotel de Buenos Aires
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade