PUBLICIDADE

América Latina

Corpo de Videla chega ao Necrotério Judicial para autópsia

Ex-ditador argentino morreu nesta sexta-feira, sozinho e na prisão onde cumpria pena por crimes de lesa-humanidade

17 mai 2013 - 21h10
(atualizado às 21h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Jorge Videla estava preso em Buenos Aires
Jorge Videla estava preso em Buenos Aires
Foto: Reuters

O corpo do ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla, que morreu nesta sexta-feira aos 87 anos na prisão onde cumpria prisão perpétua, foi levado hoje ao Necrotério Judicial do Corpo Médico Legista de Buenos Aires, onde será submetido à autópsia.

O corpo do ex-ditador foi transportado em um furgão do complexo penitenciário de Marcos Paz, onde permanecia internado, até o necrotério portenho, após a tramitação da ordem judicial federal que autorizava sua transferência, segundo constatou a Agência Efe.

Embora a família tenha mantido absoluto silêncio e se desconheça a data e o local de seu enterro, meios oficiais confirmaram que será sepultado sem honras, de acordo com a atual legislação argentina.

Videla, protagonista dos anos de terror da ditadura militar argentina (1976-1983), morreu nesta sexta-feira, sozinho e na prisão onde cumpria pena por crimes de lesa-humanidade.

Sua morte provocou uma reação praticamente unânime entre os grupos de direitos humanos da Argentina, que celebraram sua condenação e seu encarceramento, mas não deixaram de lembrar que leva para o túmulo valiosa informação que teria permitido avançar na identificação de vítimas da repressão.

Por sua vez, o governo da presidente argentina, Cristina Kirchner, destacou o fato de que Videla morreu "preso, julgado por uma Justiça da democracia e condenado por genocídio".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade