PUBLICIDADE

América Latina

Peru confirma identidade de líder do Sendero Luminoso morto em ataque

17 ago 2013 - 20h31
(atualizado às 21h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A promotoria do Peru confirmou que Alejandro Borda Casafranca, "camarada Alípio", foi uma das três pessoas mortas semana passada durante ataque das forças de segurança na floresta sul do país, informou neste sábado o ministro da Defesa, Pedro Cateriano.

O ministro declarou que a verificação da identidade de "Alípio" confirma a versão inicial do governo e motiva as autoridades a seguir trabalhando para terminar com os remanescentes do grupo terrorista Sendero Luminoso que se deslocam na zona do Vale dos Rios Apurímac, Jan e Mantaro (Vraem).

O promotor, José Peláez, informou que os exames de DNA feitos no corpo deram a certeza científica de sua identidade. Os restos mortais dos três terroristas foram transferidos para Lima na segunda-feira em um avião policial da cidade de Llochegua, onde aconteceu o enfrentamento entre as forças de segurança e o grupo armado.

Dois dos mortos foram identificados como os camaradas "Alípio" e "Gabriel", comandantes militares do Sendero, e o terceiro, a princípio, como o "camarada Alfonso".

"Alípio", 46 anos, participou de emboscadas contra o exército e a polícia desde 2009, ano passado dirigiu o sequestro de 36 trabalhadores de empresas provedoras do consórcio Gás de Camisea, derrubou um helicóptero da polícia, matando o piloto, e também um ataque ao aeroporto de Kiteni, no sul do país.

Segundo informação do Comando Conjunto das Forças Armadas, "Alípio" também cobrava proprina de narcotraficantes que produzem cocaína clandestinamente no Vraem em troca de proteção.

"Gabriel" é o irmão caçula de Victor Quispe Palomino, mais conhecido como "José", que lidera a facção de remanescentes do Sendero Luminoso no Vraem.

O presidente peruano, Ollanta Humala, disse que esta operação foi "um golpe sério e irreversível" à estrutura militar dos terroristas remanescentes no Vraem, o principal vale produtor de folha de coca do país, onde o grupo armado opera aliado com o narcotráfico.

O ministro Cateriano disse hoje que se reuniu junto a Humala na sexta-feira com os oficiais nas bases do Vraem para coordenar ações que permitam a derrota definitiva dos terroristas na região.

"Não caímos no triunfalismo e seguiremos trabalhando. Vamos instalar mais bases contra terroristas e seguir equipando nossas Forças Armadas para que possam cumprir sua missão", reforçou Cateriano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade