PUBLICIDADE

Mundo

Confira como se mede a força e magnitude de um terremoto

27 fev 2010 - 13h07
(atualizado às 13h46)
Compartilhar

Um terremoto de magnitude 8,8 sacudiu o centro e o sul do Chile na primeira hora deste sábado, no horário local, abalou edifícios na capital Santiago e gerou um tsunami na costa do país. Confira alguns detalhes sobre a medição da força dos tremores e outras informações relacionadas:

Torre da paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, em Santiago, foi danificada pelo terremoto
Torre da paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, em Santiago, foi danificada pelo terremoto
Foto: Terra Chile

Magnitude

A magnitude mede a potência de um terremoto pela energia que ele libera em seu epicentro e é determinada pelas leituras dos sismógrafos. Muitos sismólogos utilizam atualmente o termo "magnitude do momento" para terremotos de média e alta potência. A escala é calculada de maneira diferente da antiga escala Richter, mas os valores são comparáveis.

Escala

A escala é logarítmica. Cada ponto numérico corresponde à liberação de 31 vezes mais energia que a quantidade associada com o valor precedente. Assim, um terremoto de magnitude 7,0 libera cerca de 900 vezes mais energia que um de magnitude 5,0. Um tremor de magnitude 2,0 é normalmente conhecido como o mais baixo perceptível pelas pessoas.

Maiores terremotos

O maior terremoto já registrado no Chile ocorreu em 22 de maio de 1960. A magnitude do tremor foi de 9,5. Um tsunami, gerado pelo abalo, atravessou o Oceano Pacífico e deixou dezenas de mortos no Havaí, Japão e outros lugares. O terremoto de 2004 que gerou um tsunami no Oceano Índico teve magnitude 9,15. Já o que devastou a capital do Haiti, Porto Príncipe, em 12 de janeiro, tinha magnitude 7,0.

Escala utilizada no Japão

O Japão também utiliza uma outra escala de intensidade sísmica, que vai de 1 a 7, mede a força do abalo e normalmente é mais forte à medida que se aproxima do epicentro de um terremoto. Em um tremor de magnitude 1,0 na escala do Japão, apenas as pessoas em edifícios podem sentir. No 7,0, é impossível mover-se voluntariamente e os móveis se agitam com violência.

Epicentro

O epicentro é o local na superfície da Terra verticalmente sobre o foco; o hipocentro, o ponto dentro da Terra onde é gerado o terremoto.

Segundo o sismólogo George Sand, do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), a escala utilizada pelos especialistas é chamada de momento de tensor, que é mais precisa e calcula a quantidade de energia que é liberada no tremor. Contudo, esse índice é de difícil compreensão, por isso os sismólogos divulgam a escala Richter, que é mais facilmente entendida.

Com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (www.usgs.gov)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade