0

Concorrente do 'El País' diz ter recusado foto de Chávez; ministro critica

24 jan 2013
03h58
atualizado às 07h25
  • separator
  • comentários

A suposta foto de Hugo Chávez entubado publicada na capa da edição desta quarta-feira o jornal espanhol El País foi considerada "grotesca" pelo ministro das Comunicações da Venezuela, Ernesto Villegas. O diário reconheceu a falsidade da imagem e a retirou de sua versão online, além de interromper a circulação do jornal impresso. O Terra repercutiu a matéria antes do comunicado de correção do periódico.

Suposta foto de Chávez entubado teve grande destaque na capa da versão impressa do 'El País'
Suposta foto de Chávez entubado teve grande destaque na capa da versão impressa do 'El País'
Foto: El País / Reprodução

"Tão grotesca quanto falsa a foto de 'Chávez entubado' publicada na primeira página do El País", escreveu Villegas em sua página no Twitter.

A imagem teria sido retirada de um vídeo publicado no Youtube no dia 6 de janeiro de 2008, com o título "entubação em acromegalia", não relacionado ao presidente venezuelano. Ainda que o sujeito em questão se pareça fisicamente com o mandatário sul-americano, na descrição do vídeo ele é identificado como "um homem de 48 anos", enquanto Chávez tem 58.

"O El País é um jornal confiável, mas é evidente que se equivocou e publicou uma falsa imagem de Chávez", declarou o historiador venezuelano Elías Pino.

Em sua página do Twitter, Pedro J. Ramirez, diretor do jornal El Mundo, afirmou que a foto lhe foi oferecida, mas se recusou a publicá-la sem apuração: "ontem nos ofereceram uma foto de Chávez entubado. Dissemos não. Como se vê, outro veículo aceitou", escreveu, enquanto a imagem ainda não havia sido retirada do ar pelo concorrente El País.

 

 
Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade