PUBLICIDADE

América Latina

Comitê Internacional Socialista condena ação contra Evo Morales

4 jul 2013 - 04h49
(atualizado às 04h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A Presidência do Comitê da Internacional Socialista (IS) para a América Latina e o Caribe expressou nesta quarta-feira "sua rejeição" à atitude "incivilizada" de alguns governos europeus, que negaram ontem o sobrevoo e aterrissagem do avião oficial do presidente da Bolívia, Evo Morales.

O presidente da IS na América Latina e no Caribe, o ex-presidente panamenho Martín Torrijos, afirmou em uma declaração escrita que esta conduta "pôs em risco a vida do presidente da Bolívia, sua comitiva e sua tripulação".

O Comitê da Internacional Socialista para a América Latina e o Caribe "pode, no mínimo, exigir a segurança e que este tipo de ações incivilizadas não se repitam jamais".

Segundo o comitê, a ação "é contrária às normas e práticas internacionais estabelecidas entre os países civilizados", e foi empreendida "com base em rumores que, se fossem corretos, também não justificariam as ações".

"Seus efeitos não ofendem somente à Bolívia, mas todas as nações e povos da América Latina e do Caribe. Pelo mesmo, afeta as relações de nossos países com esses governos europeus, e requer que estes ofereçam as devidas explicações e desculpas", exigiu Torrijos.

O avião do presidente Morales foi impedido ontem de entrar no espaço áereo de França, Itália e Portugal, quando retornava de uma cúpula na Rússia, devido a suspeita de que o ex-técnico da CIA Edward Snowden estivesse a bordo da aeronave. O caso gerou uma crise diplomática sem precedentes entre Europa e América Latina.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade