PUBLICIDADE

América Latina

Argentinos vão às urnas para eleição legislativa e executiva

colégios eleitorais da cidade de Buenos Aires e quatro províncias argentinas abriram neste domingo às 9h (de Brasília)

5 jul 2015 - 09h41
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Horacio Larreta (no centro) fez campanha ao lado do atual prefeito de Buenos Aires, companheiro de partido
Horacio Larreta (no centro) fez campanha ao lado do atual prefeito de Buenos Aires, companheiro de partido
Foto: Twitter

Os colégios eleitorais da cidade de Buenos Aires e quatro províncias argentinas abriram neste domingo às 8h (9h em Brasília) para que mais de 6,7 milhões de pessoas, cerca de 20% dos eleitores do país, elejam novas autoridades executivas e legislativas.

Na capital argentina, o eleição põe a toda prova o apoio dos portenhos à gestão do prefeito, Mauricio Macri, que aspira à presidência da Argentina em outubro próximo com a conservadora Proposta Republicana (Pró).

Siga o Terra Notícias no Twitter

O candidato do Pró, Horacio Larreta, lidera as pesquisas, à frente do ex-ministro de Economia e líder da coalizão de centro-esquerda Martín Lousteau e do candidato da Frente para a Vitória, Mariano Recalde.

Em entrevista coletiva, Larreta admitiu hoje a possibilidade de haver segundo turno, em 19 de julho, ao lembrar que nenhum candidato a chefe do governo de Buenos Aires ganhou no primeiro turno.

A principal novidade é a estreia do sistema de votação eletrônico, que ocasionou algumas demoras no voto na primeira hora por problemas técnicos em algumas máquinas.

A capital argentina, com mais de 2,5 milhões de eleitores e 7,9% da população do país, é o quarto distrito eleitoral da Argentina, atrás das províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé.

Além disso, hoje também se realizam eleições para governador na província central de Córdoba e em La Rioja, no noroeste, enquanto em Corrientes, no nordeste, serão eleitas autoridades legislativas e no Pampa se disputam primárias.

Todos os colégios eleitorais fecharão às 18h e os resultados devem começar a ser divulgados cerca de três horas depois. No caso da capital, a partir da meia-noite.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade