PUBLICIDADE

América Latina

Começa julgamento do opositor venezuelano Leopoldo López

O presidente Nicolás Maduro acusa o detento de ser responsável pela violência morte de manifestantes em protestos no início do ano

23 jul 2014 - 22h57
(atualizado às 22h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Foto de arquivo do líder da oposição Leopoldo López</p>
Foto de arquivo do líder da oposição Leopoldo López
Foto: Ariana Cubillos / AP

O julgamento do líder opositor venezuelano Leopoldo López, preso desde 18 de fevereiro acusado de instigação pública, formação de quadrilha, danos à propriedade e incêndios no dia 12 do mesmo mês, começou nesta quarta-feira, informou sua esposa Lilian Tintori.

"Neste momento, inicia o julgamento de Leopoldo, Marco, Christian, Ángel e Demian. Estarei informando o que acontece por esta via. LT", indicou ela na conta do Twitter de López, aludindo, além disso, a vários estudantes detidos durante os protestos que também estão sendo julgados a partir de hoje.

A equipe de advogados do líder do partido Vontade Popular (VP) não descarta que o processo possa durar dias, semanas ou até meses, no entanto, não houve qualquer declaração oficial a respeito.

López foi acusado formalmente em 4 de abril pelos atos violentos de 12 de fevereiro após uma manifestação contra o governo convocada por ele e outra de movimentos estudantis. Na ocasião, um grupo atacou a sede do Ministério Público em Caracas e ateou fogo em vários veículos da polícia. Os confrontos desse dia deixaram três mortos e dezenas de feridos e detidos, dando início a uma série de protestos violentos no país por quatro meses.

O líder do VP se entregou voluntariamente acompanhado de milhares de simpatizantes em 18 de fevereiro e, desde então, está preso no Presídio Militar de Ramo Verde nos arredores da capital venezuelana.

As manifestações violentas, hoje praticamente extintas, deixaram 43 pessoas mortas e centenas de feridos e detidos.

"Tem que pagar e vai pagar"

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que Leopoldo López "tem que pagar e vai pagar" pelos crimes dos quais é acusado pelo Ministério Público.

"Tem que pagar perante a justiça e vai pagar perante a justiça. Ele causou muito prejuízo a este país, e que se faça a justiça em seu próprio caminho, com seus próprios métodos", afirmou Maduro em entrevista coletiva.

Maduro, que rotulou López de líder da "extrema-direita" venezuelana, disse que ele é "responsável por crimes, violência, destruição de vidas humanas, planejadas por ele".

"Vocês sabem que é uma peça dos gringos na Venezuela. Não de agora, mas desde muito jovem é uma peça e tem toda essa visão messiânica, de que nasceu para ser líder, presidente da Venezuela", assegurou.

"Ele (López) ia nascer em Nova York e o trouxeram para nascer em Caracas porque tinha que ser presidente da Venezuela. É uma visão messiânica meio louca da oligarquia que envenena as pessoas e as enlouquecem", criticou o chefe do executivo venezuelano.

Entenda a crise na Venezuela Entenda a crise na Venezuela: inflação, desabastecimento, violência e mais

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade