PUBLICIDADE

América Latina

Com depressão, candidato do governo desiste de disputar eleição no Chile

Pablo Longueira a segunda desistência dentro do bloco governista; no final de abril, o ex-ministro Laurence Golborne renunciou à candidatura

17 jul 2013 - 18h49
(atualizado às 18h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Pablo Longueira venceu as primárias do bloco oficialista no mês passado
Pablo Longueira venceu as primárias do bloco oficialista no mês passado
Foto: AP

O ex-ministro da economia do governo de Sebastián Piñera no Chile, Pablo Longueira, desistiu de disputar a presidência do país como candidato oficialista em novembro contra a ex-presidente Michelle Bachelet. O anúncio pegou de surpresa a classe política chilena. Um dos filhos do político concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira e disse que seu pai tem um quadro de depressão.

Com a desistência de Pablo Longueira, o oficialismo precisará escolher, novamente, outro candidato. Esta é a segunda baixa na chapa governista de Piñera. No final de abril, o ex-ministro chileno Laurence Golborne, que liderou o histórico resgate de mineiros há dois anos, renunciou à candidatura por seu envolvimento num escândalo financeiro quando trabalhava no setor privado.

Longueira é uma das figuras emblemáticas do partido governista União Democrática Independente (UDI) e foi um dos homens mais próximos ao ex-ditador Augusto Pinochet, que morreu em 2006. Ele tinha sido eleito candidato oficial nas primárias de 30 de junho deste ano.

A eleição presidencial no Chile acontecerá no dia 17 de novembro. O país não permite a reeleição imediata e, por isso, Sebastián Piñera precisa emplacar um sucessor para enfrentar a favorita Michelle Bachelet.

Com informações do jornal Nación.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade