PUBLICIDADE

América Latina

Colombianos fazem vigília por vítimas de deslizamento de terra

21 mai 2015 - 04h11
Compartilhar
Exibir comentários

Moradores do município de Salgar, no noroeste da Colômbia, fizeram uma vigília na noite desta quarta-feira na praça da cidade em homenagem aos mortos no deslizamento de terra que devastou o povoado de Las Margaritas, que, segundo os últimos relatórios oficiais, já são 83.

De maneira espontânea, os moradores começaram a chegar à praça da cidade, que fica no departamento de Antioquia, onde cerca de 100 deles se reuniram ao redor de uma árvore para acender velas e rezar pelas vítimas da tragédia.

No grupo havia gente de todas as idades, assim como policiais e membros das equipes de resgate, que desde a segunda-feira buscam possíveis sobreviventes e corpos entre a lama e os escombros.

Passados três dias da tragédia, as autoridades seguem sem saber quantas pessoas estão desaparecidas, já que o deslizamento e a inundação causada pelo mesmo arrasaram, em alguns casos, casas com famílias inteiras na zona rural, não restando ninguém para denunciar o desaparecimento de seus familiares.

O ministro da Habitação, Luis Felipe Hainaut, foi hoje até Salgar por instrução do presidente Juan Manuel Santos para supervisionar as tarefas de reconstrução e restabelecimento dos serviços públicos, especialmente o fornecimento de água potável, e falar com os atingidos pela tragédia sobre suas necessidades mais urgentes.

"Estamos muito contentes de terminar o dia com o restabelecimento do serviço de aqueduto no município de Salgar. Esta foi uma das metas impostas pelo senhor presidente. O serviço de fornecimento de energia também está funcionando em 100% e o de gás em 95%", afirmou o ministro.

Também esteve hoje na cidade a primeira-dama colombiana, María Clemencia Rodríguez, que distribuiu ajuda humanitária a 100 famílias atingidas pelo desastre natural, como colchonetes, brinquedos, mochilas, kits escolares e de limpeza.

"Não vamos deixá-los sozinhos, vamos acompanhá-los e a apoiá-los neste momento tão difícil", disse a esposa do presidente.

Para esta quinta-feira está previsto o enterro coletivo de parte das vítimas, cujos corpos serão transferidos de Medellín, a capital de Antioquia, para onde foram levados para serem identificados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade