PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia instala novo Congresso que legislará sobre a paz

Presidente Juan Manuel Santos disse que o país está mudando e "está deixando para trás os lastres da guerra e do ódio"

20 jul 2014 - 22h03
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, discursa durante a instalação do novo Congresso do país, em Bogotá
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, discursa durante a instalação do novo Congresso do país, em Bogotá
Foto: AFP

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, instalou neste domingo o novo Congresso, que se espera tenha a histórica tarefa de legislar sobre as reformas surgidas de um eventual acordo de paz com a guerrilha, após mais de meio século de conflito.

Santos disse ante os 102 senadores e 166 representantes que formam o legislativo, e no qual conta com a maioria, que o país está mudando e "está deixando para trás os lastres da guerra e do ódio".

Com a presença do ex-presidente Álvaro Uribe (2020-2010), o mais forte opositor do governo e do processo de paz com a guerrilha e que tomou posse como senador, Santos recordou que foi reeleito em 15 de junho passado com a bandeira desse processo de negociação e que continuará avançando nos diálogos e construindo acordos para acabar com cinco décadas de conflito armado.

O presidente fez seu o discurso inaugural da nova legislatura do Capitólio Nacional de Bogotá após presidir o tradicional desfile militar, com o qual todo 20 de julho a Colômbia celebra o Grito de Independência da Coroa Espanhola, em 1810.

O Congresso, formado por 102 senadores e 163 deputados, contará pela primeira vez com um ex-presidente, Álvaro Uribe (2002-2010), que se tornou o mais feroz opositor do governo depois da decisão de Santos, antes ministro da Defesa de Uribe, de iniciar um processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, comunistas), principal grupo rebelde do país.

Reeleição

Juan Manuel Santos disse diante dos representantes da Câmara e do Senador que tomaram posse neste domingo que entre as prioridades de seu governo estará terminar com a reeleição.

"Vamos eliminar a reeleição presidencial e vamos estender o período presidencial para cinco ou seis anos", afirmou Santos durante a instalação do novo Congresso.

O presidente, que em 7 de agosto tomará posse do segundo mandato de quatro anos, esclareceu que a medida começará a valer a partir de 2018, quando terminar sua gestão.

A reeleição na Colômbia foi estabelecida em 2004, quando o então presidente Álvaro Uribe promoveu uma polêmica emenda à Constituição aprovada graças ao voto de dois desertores que terminaram presos, e isso valeu a ele a reeleição em 2006.

Uribe chegou a pretender um terceiro mandato, mas foi impedido pela Corte Constitucional em 2010, quando Santos foi eleito.

Com informações da AFP e da EFE

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade