PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia e Farc negociam sobre o plantio de coca

28 nov 2013 - 13h34
Compartilhar
Exibir comentários
Ivan Marquez, o negociador-chefe das Farc, fala com jornalista em Havana, Cuba
Ivan Marquez, o negociador-chefe das Farc, fala com jornalista em Havana, Cuba
Foto: AP

A guerrilha das Farc e o governo colombiano retomaram nesta quinta-feira, em Havana, as negociações de paz para abordar o tema das drogas ilícitas com pontos de vistas divergentes sobre o cultivo da folha de coca.

"Se chegarmos à conclusão de que coca não é o mesmo que cocaína, é ilógico que, para acabar com o problema do narcotráfico, se deva então erradicar uma planta que proporciona benefícios para a humanidade", afirmou o chefe negociador das Farc, Iván Márquez, destacando as qualidades nutricionais e medicinais da planta.

A delegação oficial não quis fazer declarações, mas seu chefe, Humberto de la Calle, afirmou na véspera, em Bogotá, que o governo de Juan Manuel Santos deseja acabar com o cultivo de coca.

As drogas ilícitas constituem o terceiro ponto de uma agenda de cinco negociada pelo governo e pela guerrilha em Cuba há um ano. Até agora, chegaram a um acordo sobre os pontos relativos ao desenvolvimento agrário e participação política legal das Farc, depois de meio século de atividades guerrilheiras.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade