PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia: combates matam cinco guerrilheiros na véspera de negociações

14 mai 2013 - 19h16
Compartilhar

Cinco guerrilheiros das Farc morreram em um combate no noroeste da Colômbia nesta terça-feira, na véspera da retomada das negociações de paz entre a guerrilha comunista e o governo colombiano, em Havana, informaram as autoridades.

Os rebeldes caíram na zona rural da cidade de Puerto Jordán, no departamento de Arauca, em uma operação do Exército que deteve outros três guerrilheiros, sendo dois menores.

Delegados do governo do presidente Juan Manuel Santos viajaram nesta terça para Cuba, onde retomarão as conversações de paz com as Farc iniciadas em 2012 visando acabar com o conflito armado interno.

As tratativas ocorrem sem que haja um cessar-fogo bilateral na Colômbia.

Após o recesso nas negociações, a delegação governamental terá a nona rodada de conversações para fechar o primeiro dos cinco pontos da agenda: a política de desenvolvimento agrário.

Os outro quatro pontos são: participação política, drogas ilícitas, abandono das armas e vítimas do conflito.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), fundadas em 1964 após uma revolta camponesa, é a principal guerrilha da Colômbia, com cerca de 8 mil combatentes no momento.

O conflito armado na Colômbia, que envolveu grupos de esquerda, paramilitares de direita e organizações de narcotraficantes, deixou 600 mil mortos e 3,7 milhões de deslocados em quase 50 anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade