PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia captura comandante do ELN que liderou sequestro

8 jul 2013 - 22h34
(atualizado às 22h49)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades colombianas capturaram o chefe da guerrilha comunista ELN apontado como o responsável pelo sequestro de um canadense, dois peruanos e três colombianos ocorrido em janeiro passado, informou nesta segunda-feira o presidente Juan Manuel Santos.

"Capturaram um delinquente do ELN conhecido por Mario Solano. Este é o segundo líder da 'Frente Darío Ramírez'. Ele foi o responsável pelo sequestro, no sul do departamento de Bolívar, de um canadense e dois peruanos", disse Santos.

Do grupo de cinco sequestrados, o engenheiro canadense Jernoc Wobert, 47 anos, é o único que continua em poder do Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda guerrilha da Colômbia, com 2.500 integrantes.

Os dois peruanos e três colombianos foram libertados um mês após o sequestro, ocorrido no dia 18 de janeiro passado, na zona rural do município de Norosí, em Bolívar, exatamente em um campo de mineração da multinacional Braewal Mining Corporation.

O governo Santos, que negocia a paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), exige da ELN a libertação do canadense para iniciar um eventual diálogo de paz com o grupo. O presidente não deu detalhes sobre onde e como Solano foi capturado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade