PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia: candidato admite contato com hacker detido

Sepúlveda é acusado de espionagem e sabotagem ao processo de paz do governo com as Farc; Óscar Iván Zuluaga, que concorre à presidência, afirma existir um complô contra sua campanha

10 mai 2014 - 19h52
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Óscar Iván Zuluaga discursa durante comício em Bogotá, em 10 de maio</p>
Óscar Iván Zuluaga discursa durante comício em Bogotá, em 10 de maio
Foto: AP

candidato à presidência da Colômbia, Óscar Iván Zuluaga, do movimento uribista Centro Democrático, admitiu neste sábado que teve contato em Bogotá com o hacker Andrés Sepúlveda, detido esta semana pela procuradoria por espionagem e "sabotagem" ao processo de paz do governo com as Farc.

Zuluaga disse em um ato de campanha em Bogotá que seus assessores o lembraram "que em uma oportunidade", no início da campanha presidencial, conheceu Sepúlveda, que trabalhava em uma empresa familiar que presta serviços ao Centro Democrático e da qual foram interceptados ilegalmente e-mails, acusa a procuradoria.

O candidato acrescentou: "fui visitar o escritório de quem hoje é acusado de atuar ilegalmente, fui para cumprimentar as pessoas que faziam um trabalho de apoio social".

Zuluaga acrescentou que admite esse contato "com toda a franqueza, com toda a verdade, e atuando sempre de boa fé porque não há outra forma de poder dizer as coisas ao país".

Ele afirmou haver "uma montagem e um complô" contra sua campanha para deslegitimá-lo nas eleições presidenciais do dia 25 e garantiu que o encontro com Sepúlveda foi dentro da legalidade.

Na última terça-feira, 6 de abril, a procuradoria colombiana descobriu um escritório de onde seriam feitas intercepções ilegais de e-mails para "sabotar" o processo de paz que acontece em Cuba. Suspeita-se que também tenham espionado o próprio presidente Juan Manuel Santos.

Sepúlveda foi detido nessa operação, e horas depois o Centro Democrático, que é liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010), reconheceu publicamente que o escritório tinha prestado serviços publicitários à campanha de Zuluaga.

O caso levou à renúncia de Luis Alfonso Hoyos, um dos assessores da campanha de Zuluaga, depois de ser descoberto que em 8 de abril ele visitou o canal de televisão RCN acompanhado por Sepúlveda.

Ele ofereceu ao diretor do canal, Rodrigo Pardo, informação sobre supostas pressões das Farc para votar a favor do presidente Juan Manuel Santos, candidato à reeleição.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade