PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia alerta para ameaças contra vida de jornalistas

14 mai 2013 - 19h22
(atualizado às 19h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo colombiano alertou na terça-feira para um complô de uma quadrilha para matar vários jornalistas importantes, poucas semanas depois do assassinato de um jornalista investigativo, num fato que agravou as preocupações a respeito das ameaças à imprensa no país.

O presidente Juan Manuel Santos também anunciou que 90 jornalistas estão sob proteção oficial. Ele pediu ao procurador-geral Eduardo Montealegre que investigue os ataques a profissionais da imprensa.

"Neste governo, estamos totalmente comprometidos em ir a fundo nos problemas que abalam esse direito fundamental de estar bem informado, que todos os colombianos têm", disse Santos - ex-jornalista - em evento para promover os direitos da mídia.

Jornalistas e investigadores há anos sofrem frequentes ameaças e ataques na Colômbia, supostamente realizados por políticos corruptos, traficantes, rebeldes marxistas e líderes paramilitares de direita, interessados em silenciarem coberturas que possam afetar seus interesses.

As autoridades citaram três profissionais - colunista León Valencia, o analista Ariel Avila e o repórter Gonzalo Guillén - que estariam sob ameaça de um pistoleiro infiltrado em Bogotá.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade