PUBLICIDADE

América Latina

Cinzas de vulcão causam estragos em região rica do Chile

Área se mantém em alerta com um raio de exclusão de 20 km ao redor do Calbuco, de onde cerca de 5 mil pessoas foram retiradas

27 abr 2015 - 18h12
(atualizado às 20h16)
Compartilhar
Exibir comentários
O vulcão Calbuco em erupção, em Puerto Varas, em foto de 23 de abril
O vulcão Calbuco em erupção, em Puerto Varas, em foto de 23 de abril
Foto: David Cortes Serey/ Agencia Uno / AP

As cinzas do vulcão Calbuco, que desacelerou sua atividade depois de violentas erupções de cinco dias, contaminaram extensas pradarias e cursos d'água, danificando uma das regiões mais ricas do Chile.

A atividade sísmica em torno da cratera, que precede a uma possível nova erupção, baixou nas últimas horas, de acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomín).

Siga o Terra Notícias no Twitter

"Confirmado: diminuíram as atividades sísmicas do vulcão Calbuco. Agora, é preciso esperar para saber se essa é a tendência", disse o Sernageomín, nesta segunda-feira em sua conta do Twitter.

Uma densa neblina cobria nesta manhã a cratera, enquanto prosseguiam os trabalhos de remoção das cinzas nas ruas e nas casas afetadas. Trabalha-se a pleno vapor com o prognóstico de chuva para as próximas horas, que podem remover as cinzas e provocar algumas inundações, disseram as autoridades.

A área se mantém em alerta com um raio de exclusão de 20 km ao redor do Calbuco, de onde cerca de 5.000 pessoas foram retiradas. Em algumas escolas - que não foram usadas como abrigo - as aulas foram retomadas.

O estado de emergência no sul do Chile se somou à catástrofe que castigou, no fim de março, o árido norte do país, onde um incomum temporal deixou 31 mortos e 32 desaparecidos, segundo dados oficiais.

"A todos os que sofrem, que perderam entes queridos ou viram destruído o fruto de seu trabalho de toda uma vida, envio daqui um abraço afetuoso", foi a mensagem enviada nesta segunda-feira pela presidente Michelle Bachelet aos afetados.

A presidente, que visitou as regiões afetadas do norte e do sul do país, assegurou: "não vamos poupar esforços para ir em seu socorro e gerar os apoios necessários para restabelecer a normalidade o mais rapidamente possível".

Cinzas de vulcão Calbuco soterram carros e casas no Chile:

O vulcão Calbuco teve duas erupções repentinas na quarta e na quinta-feira da semana passada, depois de permanecer adormecido por mais de cinco décadas, expulsando uma coluna de cinzas que chegou a se estender por mais de 15 quilômetros.

De acordo com o Sernageomin, em três dias o vulcão expulsou cerca de 210 milhões de metros cúbicos de cinzas, cobrindo extensas zonas agrícolas e de pecuária em uma das regiões mais produtivas do Chile.

Em Los Lagos, são criados mais de um milhão de cabeças de gado, equivalente a cerca de 30% do total do país e a 50% da produção nacional de leite.

"As áreas mais afetadas serão a agricultura e pecuária", advertiu à AFP, Emir Jadue, diretor da Câmara de Comércio de Puerto Varas.

"A atividade econômica na região de Los Lagos teve receitas anuais de 2 bilhões de dólares. Estimamos que a erupção do Calbuco provocará perdas de até 30%", completou.

Também há danos previstos na aquicultura, já que a região concentra a maior parte do salmão do país, que é o segundo produtor deste pescado em nível mundial. Muitos dos rios dos quais se abastecem alguns hidro-cultivos foram contaminados pelas cinzas.

Em 2012, com 820.735 toneladas, o salmão representou 3,7% do total das exportações nacionais depois do cobre, gerando 60.000 empregos diretos e indiretos, segundo a organização Salmón Chile.

A região é também uma das mais turísticas do país, com paisagens verdes, extensos rios e lagos rodeados por imponentes vulcões, entre eles o Calbuco.

A região é visitada por cerca de 200.000 turistas por ano.

"No caso do turismo, o vulcão afetará a presença de turistas em espaços ao ar livre (...), mas pode se beneficiar com o aumento do número de turistas que queiram observar um vulcão em atividade".

No momento, 10% das reservas hoteleiras da região programadas para o o próximo feriado e fim de semana foram cancelados.

Erupção do vulcão Calbuco produz imagens impressionantes:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade