PUBLICIDADE

Mundo

Cidade do México tem mais 5 mortes por gripe suína

26 abr 2009 - 12h03
(atualizado às 13h13)
Compartilhar

As autoridades mexicanas informaram neste domingo que, nas últimas 24 horas, a gripe suína matou mais cinco pessoas na Cidade do México, o que fez subir para 15 os mortos pela doença na capital do país.

Com as igrejas vazias, mexicanos rezaram nas praças da Cidade do México pelo fim do surto de gripe suína
Com as igrejas vazias, mexicanos rezaram nas praças da Cidade do México pelo fim do surto de gripe suína
Foto: AP

O chefe do governo local, Marcelo Ebrard, disse que o balanço na cidade é de 73 pessoas internadas, 59 liberadas após exames "e cinco mortes (...) em diferentes hospitais".

Já o secretário de Saúde da capital, Armando Ahued, infornou que, só ontem, 16 mil telefonemas foram dados a centros de atendimento e 5.902 pessoas foram se consultar em centros de saúde.

Destas, 5.289 apresentavam um quadro de infecção respiratória aguda, mas apenas 298 foram declaradas clinicamente suspeitas, das quais 25 foram internadas.

Ebrard disse que, devido à gravidade da situação na Cidade do México, as autoridades locais aplicarão medidas adicionais às anunciadas ontem pelo governo federal.

Além de mandar fechar as escolas e as universidades por nove dias, o chefe do governo ordenou a suspensão das audiências no Tribunal Superior de Justiça e na Junta de Conciliação e Arbitragem.

Também neste domingo permanecerão fechados os zoológicos de Chapultepec e o de San Juan y Aragón, que tradicionalmente recebem muitas visitas nos fins de semana.

O objetivo, disse Ebrard, é "reduzir a propagação do vírus na cidade a todo custo". "Vamos convidar as empresas da cidade a reduzir ao máximo suas atividades. Estamos num momento crítico. Esta semana será critica, e hoje também é um dia crítico. Temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para frear a propagação" do vírus, disse o chefe do governo da capital mexicana.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade