PUBLICIDADE

América Latina

Chile restabelece voos internacionais suspensos por cinzas

7 jun 2011 - 17h25
(atualizado às 17h36)
Compartilhar

Várias companhias aéreas restabelecerão entre terça-feira e quarta-feira os voos internacionais partindo de Santiago do Chile, que tinham sido suspensos devido à nuvem de fumaça e cinzas emanadas pelo complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no sul do país. "Estamos retomando nesta terça-feira, e alguns espaços ficaram para amanhã", disse José Ili Salgado, chefe de segurança do aeroporto de Santiago, em declarações à Televisión Nacional.

Imagem de satélite divulgada nesta terça pela Nasa mostra a fumaça lançada pelo vulcão Puyehue em dia 4 de junho
Imagem de satélite divulgada nesta terça pela Nasa mostra a fumaça lançada pelo vulcão Puyehue em dia 4 de junho
Foto: AP

A companhia chilena Lan anunciou em comunicado que retomará paulatinamente as operações de chegada e partida nas cidades de Buenos Aires, Mendoza e Córdoba, que tinham sido canceladas na manhã desta terça-feira. Por outro lado, segundo informação do site do aeroporto, a chilena Sky Airlines mantém por enquanto suspensos dois voos para Buenos Aires. Já a Lufthansa paralisou seu voo rumo a São Paulo e a uruguaia Pluna cancelou duas operações para Montevidéu.

A TAM também decidiu suspender dois voos com destino a São Paulo, enquanto a Gol cancelou uma viagem ao Rio de Janeiro. Na Argentina, país mais afetado pela nuvem de cinzas, a erupção vulcânica também provocou a suspensão de todos os voos da Aerolíneas Argentinas e de sua subsidiária Austral. A Lan, que também opera voos internos na Argentina, também cancelou várias operações nos aeroportos de Buenos Aires, Neuquén, Bariloche, Córdoba e Mendoza.

A nuvem vulcânica obrigou ainda cancelamento de 90% dos voos programados em Montevidéu, em sua maioria aqueles que têm Chile e Argentina como conexão ou destino.

EFE   
Compartilhar
Publicidade