PUBLICIDADE

América Latina

Chile: Piñera pede candidato único após renúncia de indicado governista

Pablo Longueira, ex-ministro de Economia no governo conservador de Piñera, abandonou na quarta-feira a disputa presidencial

18 jul 2013 - 20h22
(atualizado às 20h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, pediu nesta quinta-feira ao bloco governista que indique um só candidato para a eleição presidencial de novembro, após a surpreendente renúncia do candidato previamente definido, que alegou razões de saúde.

Pablo Longueira, ex-ministro de Economia no governo conservador de Piñera, abandonou na quarta-feira a disputa presidencial, sofrendo de uma grave depressão, o que deixou a coalizão de governo sem representante em uma corrida na qual a ex-presidente socialista Michelle Bachelet desponta como favorita.

"Tomara que não venhamos a dar um espetáculo de nos colocar em um conflito e numa briga entre os dois partidos quando o que precisamos fazer é buscar um acordo", disse Piñera em entrevista a uma TV local. "Acho que é melhor ir com um candidato de unidade ... Eu gostaria que os partidos se pusessem de acordo, e se não se põem de acordo que façam uma primária", acrescentou.

Entre possíveis candidatos da União Democrática Independente (UDI), Piñera citou a ministra do Trabalho, Evelyn Matthei, filha de um brigadeiro que teve participação ativa na ditadura de Augusto Pinochet.

Outro citado por ele foi o ex-ministro da Defesa Andrés Allamand, do partido aliado Renovação Nacional, derrotado por Longueira nas primárias governistas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade