PUBLICIDADE

América Latina

Chile: perfuração supera 40 m e faz interrupção programada

2 set 2010 - 16h25
(atualizado às 16h56)
Compartilhar

A máquina Strata 950 interrompeu momentaneamente suas operações nesta quinta-feira depois de perfurar mais de 40 metros, em um total de 700 m de profundidade, seguindo um programa de ajuste previsto no plano de resgate dos 33 mineiros presos, disse o engenheiro Andrés Sougarret.

infográfico info resgate chile
infográfico info resgate chile
Foto: Reuters

"Superamos os 41 m. Ontem (quarta-feira), registramos a presença de uma falha geológica, o que é normal nos primeiros 100 m. O poço está sendo cimentado e levará 12 horas para a operação reiniciar, o que ocorrerá à 1h local (2h de Brasília)", informou Sougarret à imprensa.

Na quarta-feira, o engenheiro informou que a máquina tinha sofrido uma pequena interrupção por conta de uma falha geológica. No entanto, a situação foi resolvida em pouco tempo, retomando os trabalhos de resgate.

De acordo com o previsto, as operações serão interrompidas periodicamente para reforçar as paredes do poço, ao menos durante os primeiros 100 m de perfuração, e evitar assim que escorra água pelas fendas ou haja desmoronamento.

Sougarret confirmou também que existe um plano B de resgate, a partir de uma máquina que começaria a trabalhar no domingo.

O novo plano pretende ampliar um dos dutos que chega ao local em que os mineiros estão refugiados, com o objetivo de enviar objetos maiores. Posteriormente, será estudada a possibilidade de ampliá-lo novamente, para um eventual resgate.

"A máquina será instalada na sexta-feira e no domingo iniciaremos a segunda perfuração para alcançar um diâmetro de 30,5 cm", disse Sougarret.

Contudo, está sendo avaliada a possibilidade de levar à mina uma máquina da Empresa Nacional de Petróleo do Chile (Enap) para a perfuração de um novo poço de resgate, mas isso ainda está em estudo, completou Sougarret.

Desde 5 de agosto, 33 mineiros permanecem presos a 700 m de profundidade na mina San José, no meio do deserto do Atacama, a 800 km ao norte de Santiago. O resgate deverá durar de três a quatro meses.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade