PUBLICIDADE

América Latina

Chega máquina que perfurará 3º túnel até mineiros no Chile

8 set 2010 - 17h09
Compartilhar

A nova máquina que escavará a terceira alternativa de resgate dos mineiros presos desde agosto chegou nesta tarde à mina de San José, em Copiapó, 800 km ao norte de Santiago. O "plano C" envolve uma sonda petrolífera que precisaria perfurar até 597 m de profundidade. No entanto, a máquina não estará pronta para começar a operar até o dia 18 de setembro.

Nova máquina que perfurará o terceiro túnel até os mineiros presos chega à mina de San José
Nova máquina que perfurará o terceiro túnel até os mineiros presos chega à mina de San José
Foto: AFP

"Os veículos vão entrar um ou dois de cada vez, descarregam, depois descem e sobem outros dois, não virão todos juntos em caravana porque não caberiam aqui em cima", disse um funcionário da equipe de resgate à AFP.

A sonda - operada pela empresa canadense Precision Drilling - tem capacidade para perfurar até 2 mil m de profundidade, a uma velocidade de 20 m a 40 m por dia, dependendo do tipo de solo, segundo um documento do governo chileno ao qual teve acesso a AFP. Esta é a terceira opção usada nos esforços de resgate dos 33 mineiros, presos desde 5 de agosto, quando um acidente os enterrou a 700 m de profundidade na mina San José, no deserto do Atacama.

Atualmente, os trabalhos das alternativas A e B já estão em andamento, e os túneis cavados pelas duas máquinas chegavam na terça-feira a 113 e 123 m de profundidade, afirmou o engenheiro René Aguilar, que trabalha no resgate. Na véspera, a segunda perfuradora usada no resgate superou os 100 m de penetração, apenas dois dias depois de começar a cavar, disse o engenheiro Miguel Fort.

"A máquina T-130 superou a profundidade alcançada pela perfuradora Strata", que na segunda-feira havia superado os 100 m", disse o engenheiro à imprensa. A Strata 950, primeira máquina a começar a cavar, chegou aos 113 m de profundidade, enquanto a T-130, que iniciou os trabalhos no domingo, "alcançou 123 m após superar os problemas técnicos que enfrentou na segunda-feira", explicou por sua vez o engenheiro René Aguilar.

Aguilar, no entanto, esclareceu que "o trabalho da T-130 está dentro do planejado, e estão mantidos os prazos fixados para o resgate" - entre novembro e dezembro. Esta máquina trabalha no alargamento de um duto já perfurado, que passará dos atuais 12,5 cm de diâmetro para 30 cm - e, posteriormente, a um tamanho suficiente para que os mineiros possam passar.

Os 33 mineiros - 32 chilenos e um boliviano - foram soterrados por um acidente na mina San José, no dia 5 de agosto. Três máquinas perfuradoras - duas delas já em operação - trabalharão em três planos independentes para chegar até os mineiros, conhecidos como "plano A", "B" e "C". A estimativa das autoridades é que os mineiros sejam resgatados antes do Natal.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade