PUBLICIDADE

América Latina

Chávez teve infecção respiratória já controlada, diz governo

18 dez 2012 - 22h09
(atualizado às 23h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teve uma infecção respiratória na última segunda-feira, segundo um comunicado do governo do país divulgado na noite desta terça-feira. "A condição geral do presidente é de estabilidade. Ontem, segunda-feira, foi diagnoticado uma infecção respiratória que a equipe médica tratou de imediato e foi controlada", afirmou o porta-voz do governo, Ernesto Villegas.

O presidente foi operado há oito dias em Havana
O presidente foi operado há oito dias em Havana
Foto: Reuters

De acordo com o comunicado, Chávez deve ficar em repouso absoluto por recomendação dos médicos. "Esse tipo de doença é uma das sequelas que se apresentam com mais frequência em pacientes que se submetem a cirurgias complicadas", disse Villegas. O comunicado diz ainda que Chávez "goza de todas as funções vitais". 

No domingo passado, o ministro da Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, informou que Chávez já se comunicava "para governar e dar instruções para que sejam cumpridas lá em nosso país". "A evolução (do estado de saúde) segue positiva, dia após dia, hora após hora", destacou Arreaza, casado com a filha mais velha de Chávez.

No dia 8 de dezembro, Chávez, 58 anos, anunciou que faria uma quarta operação em Cuba para retirar um câncer detectado em 2011, em um local jamais revelado. Chávez, reeleito em outubro passado, precisa assumir a presidência no dia 10 de janeiro, sob o risco de ser declarada a vacância do poder e a convocação de novas eleições. O "comandante" já designou como seu herdeiro político o vice-presidente, Nicolás Maduro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade