PUBLICIDADE

América Latina

Chávez exalta anúncio de outro embaixador americano para Caracas

5 jan 2011 - 02h43
(atualizado às 05h34)
Compartilhar

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira que entendeu como uma "retificação" o anúncio de que os Estados Unidos nomearão outro embaixador para Caracas, desistindo do nome de Larry Palmer.

Chávez fez a afirmação ao comentar o breve diálogo que teve no sábado com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, durante a posse de Dilma Rousseff como presidente do Brasil.

"Eu tenho que reconhecer, por exemplo, a retificação que fez, pelo menos até agora é a nossa leitura, o Governo dos Estados Unidos" ao anunciar que "retiram a postulação de Palmer", disse Chávez.

Pensar que a decisão americana de nomear outro diplomata como embaixador na Venezuela "é um sinal de fraqueza seria muito ingênuo ou pretensioso da parte do Governo revolucionário", acrescentou.

Chávez rejeitou Palmer como embaixador em Caracas depois que o diplomata afirmou, ao responder a um questionário do Senado, que o moral dos militares venezuelanos é baixo e que seria necessário investigar a suposta presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) no país.

Na segunda-feira, Washington deixou aberta a possibilidade de nomear outro embaixador para a Venezuela, já que a designação de Palmer venceu. Após a rejeição de Caracas, os EUA cancelaram o visto do embaixador venezuelano em Washington.

"Teremos que voltar a nomear um candidato a embaixador" na Venezuela, disse na segunda-feira o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

Ao detalhar seu "fortuito" e "amável" encontro com Hillary, o líder venezuelano brincou, dizendo esperar que Washington nomeie como seu representante em Caracas o cineasta Oliver Stone ou o ator Sean Penn, que visitaram a Venezuela em várias ocasiões para conhecer os avanços da "revolução" bolivariana.

EFE   
Compartilhar
Publicidade