PUBLICIDADE

América Latina

Chávez evolui 'satisfatoriamente' e já conversou com familiares

15 dez 2012 - 00h04
(atualizado às 02h09)
Compartilhar

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cumpre "satisfatoriamente" o pós-operatório após a cirurgia em Cuba para retirar um tumor maligno e já conversou com seus familiares, informou nesta sexta-feira o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, destacando que ele reagiu bem ao tratamento contra uma hemorragia.

Chávez "cumpre satisfatoriamente com o protocolo pós-operatório após a complexa intervenção cirúrgica" para retirar um câncer " e já se comunicou com seus familiares mais próximos", disse Villegas em rede nacional de rádio e televisão.

O presidente "se comunicou com seus familiares imediatos e através do ministro (da Ciência e Tecnologia) Jorge Arreaza enviou uma saudação ao povo venezuelano".

Villlegas destacou que "a hemorragia ocorrida durante a cirurgia foi contida de modo oportuno" e Chávez "está respondendo de forma favorável ao tratamento aplicado". "A recuperação é lenta mas progressiva".

Teresa Maniglia, assessora de imprensa do presidente, escreveu no Twitter que as primeiras palavras de Chávez com sua família após a operação foram: "como está meu povo"?

Chávez, 58 anos, foi operado na terça-feira passada em um hospital de Havana, pela quarta vez, de um câncer cuja localização jamais foi revelada, e enfrenta um pós-operatório que o governo define como "complexo".

Reeleito no mês de outubro para mais um mandato, Chávez deveria assumir a presidência no próximo dia 10 de janeiro.

Antes de partir para Havana, Chávez designou o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, seu herdeiro político para o caso de permaner "inabilitado", uma decisão inédita que aumentou os temores sobre a gravidade de seu estado de saúde.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade