PUBLICIDADE

Mundo

Chávez diz que Kadafi enviou emissário à Venezuela

1 ago 2011 - 11h13
(atualizado às 11h56)
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta segunda-feira que o líder líbio, Muammar Kadafi, enviou um emissário ao seu país com uma mensagem e voltou a criticar os Estados Unidos e seus aliados pelos ataques ao país africano.

"Kadafi nos enviou um emissário" e uma carta, declarou Chávez em telefonema ao canal de televisão estatal, acrescentando que não vai poder recebê-lo devido ao seu tratamento contra o câncer, mas está ansioso para conhecer o conteúdo da mensagem.

O ministro de Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro, relatou que a delegação líbia chegou no final da noite de domingo e será recebida nessa segunda-feira.

O líder venezuelano disse que "Kadafi esta resistindo à agressão da OTAN e agora bombardearam meios de comunicação", em alusão ao ataque à emissora de televisão estatal líbia no final de semana.

Chávez voltou a declarar que os ataques contra a Líbia acontecem em razão da presença de petróleo e reservas de água do país e acrescentou que a Venezuela, como "a primeira reserva do mundo" de petróleo, deve tomar medidas para defender seu território.

"Isso nos obriga a aumentar nossa independência, nosso poderio e capacidade para defender nosso país", considerou, depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) ratificou os 296,5 bilhões de barris de petróleo que a Venezuela tem certificados como reservas.

Enquanto isso, Maduro opinou que o modelo de agressão aplicado à Líbia está fadado ao fracasso. "Hoje podemos dizer que o líder Muammar Kadafi saiu de toda esta conjuntura de agressão com maior fortaleza como líder. Demonstrou grande coragem, grande aprumo", destacou.

Chávez reiterou seu apoio a Kadafi desde o início da intervenção militar na Líbia e acusou Estados Unidos e Europa de quererem se apoderar dos recursos do país africano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade