PUBLICIDADE

América Latina

Chávez ataca oposição enquanto realiza quimioterapia em Cuba

11 ago 2011 - 15h24
(atualizado às 15h54)
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou nesta quinta-feira seus opositores de conspirarem contra seu governo, em uma conversa por telefone que, segundo disse, fazia deitado em Havana, enquanto continuava recebendo novas doses de quimioterapia no quarto dia de tratamento.

Ao falar por telefone à emissora de televisão estatal durante um ato realizado por ocasião da inauguração de um centro médico em Caracas, construído com ajuda de Cuba, Chávez pediu aplausos para Fidel Castro e a missão médica cubana e disse que seus opositores não reconhecem esse esforço e "andam conspirando", em uma conversa que rompeu dois dias de silêncio do presidente venezuelano.

O governante acusou seus oponentes de optarem pela via da conspiração "porque estão de olho nas pesquisas" que indicam que no próximo ano ganhará as eleições que definirão o período presidencial 2013-2019, e acrescentou: "Eles não vão ganhar as eleições. Nós vamos nocauteá-los". "Andam conspirando e por trás deles há o império", acrescentou, em alusão aos Estados Unidos.

"Peço unidade da minha cama, mas vitorioso, porque estamos ganhando e ganharemos, para viver como o povo: cada dia melhor", afirmou. Chávez viajou no fim de semana passado para Cuba para continuar seu tratamento contra o câncer, depois que em 20 de junho extraiu um tumor na ilha.

"Estarei por vários dias, pelo menos uma semana, nesta segunda etapa da quimioterapia", afirmou na sexta-feira passada, quando advertiu que esta segunda parte do tratamento contra o câncer o obrigará a reduzir "um pouco" suas aparições públicas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade